Feiras de negócios são sempre importantes para o setor de rochas ornamentais. São vitrines dos produtos brasileiros que sempre se destacam nos eventos mundiais. Não seria diferente na realização da Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America 2017, que foi cancelada em fevereiro e teve sua edição realizada na última semana.

Arrisco a falar que a feira foi uma das mais bonitas dos últimos anos. O projeto da Stone Square e o corredor de blocos trouxeram um ar ainda mais internacional ao evento. Os expositores, que mesmo com prejuízos da edição de fevereiro, encararam o desafio e conseguiram apresentar produtos de altíssima qualidade. De fato, a Vitória Stone Fair consegue reunir num espaço uma diversidade de materiais exclusivos, alguns recém descobertos, trazendo dinamismo aos negócios.

O projeto Use Natural Stone, uma parceria do Centrorochas com o Marble Institute of America (MIA), teve seu primeiro estande numa feira do setor e conseguiu mobilizar mais empresas para a campanha, que tem como principal objetivo divulgar a pedra natural brasileira no mercado americano, nosso principal comprador.

Sentimos uma redução no número de visitantes americanos – seja por falta de planejamento no calendário, pela época de férias ou pela realização da Coverings –, mas houve a presença de um público diferenciado das edições anteriores, como os latinos.

Foi desafiador para os organizadores e empresários a realização de uma feira em um prazo de três meses. Com os números das exportações já positivos desde maio, acredito que a Vitória Stone Fair poderá dar uma impulsionada ainda maior nos negócios no segundo semestre deste ano. Vamos acompanhar.

Olívia Tirello, superintendente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)