Em operação desde o último dia 29, a linha inaugural Vitória-China, que liga os portos de Vitória e de Zhuhai, fez sua viagem de inauguração levando uma carga de rochas ornamentais para o país asiático.

A rota promete aumentar as exportações de produtos capixabas e diminuir o tempo da viagem em até 10 dias, já que agora as mercadorias serão enviadas sem escalas e nem fundação em alto mar. Além disso, após a viagem inaugural, a ideia é que a embarcação seja adaptada para receber contêineres, ampliando, assim, a variedade de itens exportados.

A China é o segundo maior consumidor de rochas ornamentais capixabas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com dados divulgados pelo Centrorochas, somente no primeiro semestre deste ano o país asiático importou US$ 60,7 milhões em mármores e granitos do Estado.

“A redução do tempo na viagem entre Vitória e China vai beneficiar muito os exportadores de rochas ornamentais capixabas, já que os custos devem diminuir e as possibilidades de investimentos aumentarão”, ressalta a superintendente do Centrorochas, Olívia Tirello.